De Minas para o mundo, o pão de queijo é uma das iguarias mais apreciadas pelos brasileiros. Uma iguaria simples, saudável e de fácil preparo, mas que tem um sabor deliciosamente marcante. É impossível conseguir comer um só!

O pão de queijo conta com um mix de texturas que conseguem deixá-lo ainda mais gostoso, principalmente se estiver quentinho. Por dentro, é elástico e macio. Por fora, a casquinha é fina e crocante. As preferências variam entre o branquinho, o amarelado e o dourado. É o lanche mais procurado pelos clientes em lanchonetes e faz sucesso em diversos eventos.

1. Origem 100% mineira

A receita do pão de queijo é 100% mineira. Existem diversas histórias sobre a origem desse quitute e, por isso, não se sabe ao certo sobre o seu surgimento. Mas há um consenso de que ele apareceu pela primeira vez nas fazendas mineiras, em meados do século 18, devido à falta de farinha de trigo em Minas Gerais.

Como a farinha era o ingrediente chave para a produção da maioria dos alimentos panificados, era preciso achar outra solução. Nessa época, o polvilho oriundo da mandioca era abundante no local. Então, as cozinheiras das fazendas passaram a misturar polvilho, leite, ovos, gordura (de banha de porco ou manteiga) e lascas de queijo, dando origem aos primeiros pães de queijo.

Dessa forma, o pão de queijo nasceu de uma necessidade da época. A partir daí, uma série de modificações e aprimoramentos só conseguiram deixar o nosso pãozinho de queijo ainda mais gostoso e especial.

2. Um dia reservado só para ele

Você sabia que em 17 de agosto é comemorado o dia Nacional do Pão de Queijo? É isso mesmo! Esse dia foi escolhido no ano de 2007, por ser a data da etapa final de um concurso de culinária que elegeria a melhor receita de pão de queijo do país.

O concurso foi exibido pelo programa Mais Você, da Rede Globo, e foi tão concorrido que acabou consagrando do dia da final como dia Nacional do Pão de Queijo. Como essa data está se aproximando, aproveite para promover esse produto e aumentar a rentabilidade da sua lanchonete.

3. Alimento saudável e sem glúten

O pão de queijo, além de delicioso, é considerado um alimento nutricionalmente equilibrado e saudável, pois contém lipídios, água, sais minerais, carboidrato, proteínas e vitaminas.

As vantagens não param! Esta delícia não contém glúten, pois é fabricado com polvilho, uma farinha que vem da goma de tapioca. Por isso, o pão de queijo pode ser consumido e apreciado à vontade por celíacos e demais intolerantes ao glúten. Essa é a dica que faltava para começar a atrair e fidelizar clientes que possuem essa restrição alimentar, não é mesmo?

4. Copiado por outros países

Um alimento tão gostoso não poderia ficar restrito ao território nacional! Por isso, alguns países criaram versões semelhantes ao nosso pão de queijo. Na Colômbia, eles desenvolveram uma versão mais dura e achatada, batizada de “Pan de Bono”.

Já no Paraguai e na Argentina, o pão de queijo tem o formato de “U” e é conhecido como chipa. No Equador, o pão de queijo é chamado de “Pan de Yuca”.

5. Admite diferentes ingredientes

O pão de queijo pode ser feito de diversas maneiras sem perder o seu gosto delicioso. A receita pode levar leite, água ou uma mistura dos dois.

A gordura funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa. Pode ser utilizada gordura de banha de porco, manteiga ou óleo.

A escolha do polvilho também vai de acordo com a preferência. O polvilho doce deixa a massa mais densa, uniforme e crocante por fora. Já o polvilho azedo deixa o pão de queijo mais leve e areado. Também é possível misturar os dois tipos de polvilho.

O queijo utilizado pode ser meia-cura, parmesão, provolone ou canastra. No entanto, quando se trata de produção em larga escala, é muito importante que o fornecedor opte por um queijo curado.

Atualmente, também já observamos outras inovações na forma de fazer pão de queijo.

6. Combina com diferentes acompanhamentos e ocasiões

O pão de queijo combina com diferentes momentos. Seja no pequeno-almoço, no lanche da tarde, durante o intervalo da faculdade ou no meio do expediente de trabalho. Ele também é um dos alimentos prediletos em coquetéis de eventos.

Um pãozinho de queijo quentinho com aquele cafezinho passado na hora tem um lugar mais que especial na mesa e no coração dos mineiros. Por isso, é importante sempre ter essa combinação na lanchonete, para oferecer uma ótima experiência ao cliente. Além disso, o cheiro do pão de queijo quentinho abre qualquer apetite!

7. Encomendar Pão de Queijo Caseiros em Portugal

Agora já pode encomendar o seu pão de queijo em Portugal sem complicações.

É muito simples. Ou encomenda através do nosso site ou Instagram  ou comprar nos vários supermercados de norte a sul de Portugal que já têm os nossos saborosos pães de queijo. Temos uma fábrica de pão de queijo em Portugal com possibilidade de exportar para a Europa.